16 anos de sucesso!
whatsapp

(18) 99132.5461

A saída dos médicos cubanos está comprometendo o atendimento nas Unidades de Saúde de Ilha Solteira?

Sim - 58.9%
Não - 41.1%

Total de Votos: 56
The voting for this poll has ended ligado: 30 Nov 2018 - 00:00

Morador encontra escorpião em alface comprada na Horta dos Aposentados

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

Um morador encontrou um escorpião em uma alface comprada na Horta dos Aposentados. A espécie é a amarela, cujo veneno pode matar.

O morador disse que comprou o alface e, ao chegar em casa, quando foi limpar, encontrou o escorpião. Ele era de porte pequeno (talvez um filhote) e ainda estava vivo.

É grande a concentração de escorpiões na região que compreende a Horta dos Aposentados. É um ponto crítico da cidade. É muita matéria orgânica, propício para a proliferação dos escorpiões.

Além de apresentar risco para os trabalhadores e pessoas que frequentam a Horta, os escorpiões também podem ser transportados nas verduras comercializadas. São vários os relatos de pessoas que encontraram o aracnídeo em alfaces e rúculas. Por isso, a Vigilância orienta para que os consumidores tenham cuidado, para evitar acidentes. “A orientação é que, na compra dos produtos, a pessoa faça uma análise já ali com o produtor. E em casa, faça uma separação minuciosa das folhagens, com cautela, para evitar acidentes, por que o escorpião pode estar preso em uma alface, rúcula ou outra verdura”, informou a Vigilância Sanitária.


Perigo - O escorpião amarelo, que é o que vem sendo encontrado com frequência em Ilha Solteira, é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Ele possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. Mede até 7 cm de comprimento e tem capacidade de autoreprodução (só existem fêmeas e todo indivíduo adulto pode reproduzir sem a necessidade de acasalamento). Por causa da adaptação a qualquer ambiente, uma vez transportado de um local a outro, instala-se e prolifera com muita rapidez. O escorpião amarelo é carnívoro. Alimenta-se de baratas, aranhas, podendo ocorrer inclusive canibalismo. Sobrevive sem alimentação por um tempo prolongado.

Em caso de picada por escorpião, procurar imediatamente orientação médica para avaliar a necessidade de tratamento do acidente.


Bloqueio - A Vigilância Sanitária informou que precisa ser comunicada, para que ações de combate ao escorpião possam ser tomadas.

Quando comunicado, o órgão explica que vai até o local para verificar se há locais que facilitam a proliferação do escorpião e orientar o morador sobre combater o aracnídeo. “Pode acontecer do problema não estar na casa onde um escorpião apareceu, mas em um vizinho. Por isso é importante fazer essa comunicação, para que possamos fazer o bloqueio”, informou a Vigilância.

A Vigilância explica que, se for possível levar o escorpião localizado até o órgão, melhor. Mas isso não é uma exigência. Basta ir até a Vigilância, para o preenchimento de um formulário, para que as ações possam ser tomadas.

A Vigilância Sanitária agora funciona em novo endereço, no Passeio Niterói 222/224, junto com o CEREST. Os telefones são 37436042 ou 37431899.


Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Google+