16 anos de sucesso!
whatsapp

(18) 99132.5461

A saída dos médicos cubanos está comprometendo o atendimento nas Unidades de Saúde de Ilha Solteira?

Sim - 58.9%
Não - 41.1%

Total de Votos: 56
The voting for this poll has ended ligado: 30 Nov 2018 - 00:00

Ilha volta à restrição máxima da quarentena nesta segunda; Só serviços essenciais funcionarão

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

Ilha Solteira volta à restrição máxima da quarentena nesta segunda-feira (29), depois que o Governo do Estado rebaixou a região de Araçatuba para a fase vermelha. Isso significa que apenas os serviços essenciais terão autorização para funcionar.

 

Desde 1º de junho, a região estava na fase 2 da quarentena, o que permitiu a reabertura de quase todo o comércio. Mas, devido a alta de casos de Coronavírus (COVID-19) e, principalmente, ocupação de leitos de UTI, houve o “rebaixamento”.

Em Ilha Solteira, apesar da alta recente de casos, a doença é considerada sob controle. A maioria dos pacientes está curada e a ocupação da UTI é baixa. Mas como a avaliação é regional, a cidade também terá que adotar a restrição máxima. Em Araçatuba, por exemplo, além da alta de casos, já há forte pressão sob os serviços de saúde.


O que muda
Baseada na decisão do Governo do Estado, a Prefeitura de Ilha Solteira editou um decreto, sobre o que pode e o que não pode funcionar a partir desta segunda-feira.

O documento proíbe a abertura de serviços não essenciais. Mas mantêm a autorização, sem distinção, para a realização de “trabalho interno” e entregas por delivery e/ou drive thru. Ou seja, o comércio não pode ter atendimento presencial, com o cliente dentro do estabelecimento, mas pode entregar produtos.

Poderão funcionar, desde que atendam normas de segurança vigentes, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias, estabelecimentos de saúde animal (PETs), supermercados, açougues, padarias, lojas de suplemento, feiras livres, bares, lanchonetes, restaurantes, postos de combustíveis, lojas de materiais de construção, oficinas de veículos automotores, táxis, serviços de entrega, serviços de limpeza, hotéis, serviços bancários (incluindo lotéricas), assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e internet, bancas de jornais, meios de comunicação social, construção civil e indústrias em geral.

Para funcionarem, esses estabelecimentos deverão exigir o uso obrigatório de máscaras faciais, intensificar ações de limpeza, disponibilizar o álcool em gel aos seus clientes, divulgar informações acerca da COVID-19 e das medidas de prevenção, adotar medidas para escalonar o acesso de consumidores e evitar aglomerações, e não comercializar produtos para consumo no local.

Os salões de beleza e academias, antes autorizados a funcionar, devem permanecer fechados enquanto a região ficar na fase 1 da quarentena.


Serviços Públicos
A Prefeitura informou que não irá fechar os serviços púbicos municipais. Mas o acesso continuará sendo controlado, para evitar aglomerações. Nesses locais também será obrigatório o uso de máscaras.

 

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+