O mais acessado!

Reservatório de Ilha Solteira é o primeiro do país a atingir o volume morto

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

O reservatório da usina de Ilha Solteira é o primeiro o país a atingir o volume morto. Nesta quarta-feira (15), ele já operava em -1,9% negativo.

 

Essa é a segunda vez, desde a inauguração da usina, em 1978, que o reservatório atinge o volume morto. A primeira vez foi em 2014, na seca histórica que atingiu a região. Foram 570 dias para que ele deixasse essa situação.

Ilha Solteira é o reservatório com a situação mais crítica do país. Também estão próximos de atingir o volume morto os de Três Irmãos (1,98%), que fica no Rio Tietê, GB Munhoz (8,99%), no Rio Iguaçu, e Itumbiara (9,82%), no rio Paranaíba.

O volume útil de uma usina é como uma caixa d'água. Quando ele acaba, perde-se a capacidade de regular o armazenamento. Ou seja, o sistema fica mais vulnerável em períodos longos de estiagem, como o que atingiu a região desde 2014.Quando isso acontece, a usina passa a funcionar a fio d'água. A água que entra logo é processada e sai.

A queda no volume já prejudica a navegação na hidrovia Tietê-Paraná, que foi interrompida devido ao baixo nível da água. Outro setor atingido é o turismo, que ensaiava uma recuperação com a abertura da praia. O local tem sido bastante procurado, mas poucos se arriscam a entrara na água.

Já em relação a produção de energia, por enquanto, não há risco. Isso porque ela continua, mesmo com o reservatório no “volume morto”. Em 2014/2015, o reservatório chegou a 54% negativo e, na época, a usina só chegou a reduzir a produção e não interromper. Mas a situação é preocupante e especialistas não afastam a possibilidade de um “apagão”.

De acordo com o ONS, a operação de hidrelétricas com nível de armazenamento em torno de 10% é tecnicamente viável, e com valores inferiores a 10%, como é o caso de Ilha Solteira, requer atenção, como solicitações mecânicas a que as máquinas são submetidas.

As usinas de Ilha Solteira e de Três Irmãos fazem parte do principal conjunto de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, que concentram 70% de toda a água armazenada no país.

Marina


Queda rápida
O volume do reservatório vem caindo rapidamente. Para se ter uma ideia do impacto da estiagem no reservatório, em setembro do ano passado a ele estava com 65% de sua capacidade. Já em agosto deste ano, o nível estava em 36%, volume que foi caindo rapidamente, até entrar no volume morto nesta quarta.

Mesmo voltando a chover, o que não deve acontecer em grande volume nas próximas semanas, a recuperação do reservatório deve demorar.

Praia Catarina 

 

Recanto das Águas 

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+