idn - 18 anos no ar!

Trechos de rios ficam verdes; Fenômeno atinge praias, usina e Recanto das Águas

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

Trechos dos rios Paraná e São José dos Dourados amanheceram verdes nesta quinta-feira (4). A motivo seria a proliferação de microalgas, como já ocorreu no Rio Tietê. Veja o vídeo clicando aqui

 

O ilhadenoticias esteve no local e constatou o fenômeno. Ele é de maior intensidade no Recanto das Águas e na usina, mas também atinge as praias, principalmente a Marina. Em alguns pontos, a água está tão grossa que aparenta ser tinta verde. O problema é maior na margem dos rios.

A CETESB informou que até o momento não foi acionada sobre a água verde dos Rios Paraná e São José dos Dourados, mas que vai apurar a situação.

Especialistas ouvidos pelo Ilhadenoticias informaram que a coloração esverdeada é resultado do processo de poluição das águas e da proliferação das microalgas.

A utilização de fertilizantes na agricultura também contribui para essa situação. Esses produtos químicos acabam sendo levados para os rios pela chuva. Com essa boa condição, as microalgas se proliferam cada vez mais rápido.

No trecho de Ilha Solteira ainda não foi registrada mortandade de peixes. Entretanto, as microalgas tiram oxigênio da água e são extremamente tóxicas, o que pode acarretar na morte de peixes, em breve.

A Cetesb informa que a água nessas condições é imprópria para banho e para consumo. Os peixes desses trechos também devem ser evitados.

Como as microalgas estão no reservatório da UHE Ilha Solteira, o Ilhadenoticias também entrou em contato com a CTG Brasil. Ela informou que realiza o monitoramento periódico da água dos reservatórios de suas usinas e que a proliferação de algas, que está deixando a água esverdeada, não tem relação com a operação da das hidrelétricas.

O Departamento Municipal de Turismo ainda não informou quais providencias irá adotar, pois as águas esverdeadas também atingiram a Praia Catarina e a Marina.

 

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Google+