idn - 18 anos no ar!

Recuperação é mínima e situação do reservatório de Ilha Solteira ainda é crítica

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

Apesar do período chuvoso, a recuperação do reservatório da usina de Ilha Solteira é mínima e a situação ainda crítica. O nível é praticamente o mesmo do registrado em outubro, auge da seca.

 

O reservatório de Ilha Solteira foi o primeiro do país a atingir o volume morto, marca alcançada em 14 de setembro. Desde então, o Operador Nacional do Sistema (ONS), que monitora a situação dos reservatórios no Brasil, vem indicando o nível em 0%, relacionada ao uso da Hidrovia Tietê Paraná, paralisada desde agosto.

Já no portal da Agência Nacional de Águas (ANA), é possível ver o nível em relação a operação da usina de Ilha Solteira. Quando o volume atinge 0%, ele chega a cota 323, marca que não prejudica a produção de energia. Mas a situação piora à medida que se aproxima da cota 318, quando a produção pode ser desacelerada ou até paralisada.

Nesta terça-feira (28), o nível estava na cota 319,44, o que significa que o reservatório está operando em 59,47% negativo. A marca é praticamente a mesma que a registrada em 19 de outubro, quando a cota chegou a 319,42 (- 59,78%).
E outubro até hoje, o volume aumentou, mas não o suficiente para deixar a situação crítica. É que a queda foi tamanha no período, que ele apenas está voltando ao registrado no início do período chuvoso.


Volume
O volume útil de uma usina é como uma caixa d'água. Quando ele acaba, perde-se a capacidade de regular o armazenamento. Ou seja, o sistema fica mais vulnerável em períodos longos de estiagem, como o que vem ocorrendo. Quando isso acontece, a usina passa a funcionar a fio d'água. A água que entra logo é processada e sai.

A queda no volume já prejudica a navegação na hidrovia Tietê-Paraná, que foi interrompida devido ao baixo nível da água. Outro setor atingido é o turismo. Nas praias de Ilha Solteira, o banho é considerado impróprio e até perigoso, devido a grande quantidade de lama na margem.

O próximo setor atingido pode ser o de geração de energia, se o cenário não mudar.

 

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

 

Google+