(18) 99132.5461
Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Reservatório de Ilha Solteira
Ainda longe do ideal, o reservatório da usina de Ilha Solteira voltou a subir. Mas ainda continua no volume morto.
A CESP, que ainda administra a usina de Ilha Solteira, já vem controlando a produção de energia da hidrelétrica, para tentar elevar o nível do reservatório. A expectativa é que a cota, chegue a 323 até novembro, quando a usina passará a ter um novo controlador. O ideal seria chegar, no mínimo, a 328.
No início de setembro, a produção de energia na usina de Ilha Solteira foi reduzida para 1/3 da capacidade. Com isso, o reservatório vinha se recuperando até 20 centímetros por dia. Mas a CESP voltou a aumentar a produção de energia, e o reservatório voltou a recuar.
Hidrovia - Para reativar a Hidrovia Tietê-Paraná, paralisada desde maio de 2014, o Governo do Estado de São Paulo vai elevar o nível do reservatório de Ilha Solteira. A ação já foi autorizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A expectativa é que a hidrovia volte a operar em fevereiro de 2016, com a transferência de água para os reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos. O Departamento Hidroviário de São Paulo informou que a operação permitirá o restabelecimento do nível necessário para a retomada das operações.
A navegação nesta rota foi paralisada pela Marinha em maio de 2014, devido ao baixo nível da água. A interrupção atingiu o trecho entre o km 99,5 do reservatório da usina de Três Irmãos até a eclusa de Nova Avanhandava.
A situação prejudicou o escoamento da produção de soja e milho vinda de São Simão, em Goiás, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
Técnicos calculam que, se chover dentro do esperado, a recuperação do reservatório pode levar até dois anos.
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook