O mais acessado!
whatsapp

(18) 99132.5461

A saída dos médicos cubanos está comprometendo o atendimento nas Unidades de Saúde de Ilha Solteira?

Sim - 58.9%
Não - 41.1%

Total de Votos: 56
The voting for this poll has ended ligado: 30 Nov 2018 - 00:00

Nível do reservatório volta a subir, mas recuperação pode levar até dois anos

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Reservatório de Ilha Solteira

 

Ainda longe do ideal, o reservatório da usina de Ilha Solteira voltou a subir. Mas ainda continua no volume morto.

 

A CESP, que ainda administra a usina de Ilha Solteira, já vem controlando a produção de energia da hidrelétrica, para tentar elevar o nível do reservatório. A expectativa é que a cota, chegue a 323 até novembro, quando a usina passará a ter um novo controlador. O ideal seria chegar, no mínimo, a 328.

No início de setembro, a produção de energia na usina de Ilha Solteira foi reduzida para 1/3 da capacidade. Com isso, o reservatório vinha se recuperando até 20 centímetros por dia. Mas a CESP voltou a aumentar a produção de energia, e o reservatório voltou a recuar.


Hidrovia - Para reativar a Hidrovia Tietê-Paraná, paralisada desde maio de 2014, o Governo do Estado de São Paulo vai elevar o nível do reservatório de Ilha Solteira. A ação já foi autorizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A expectativa é que a hidrovia volte a operar em fevereiro de 2016, com a transferência de água para os reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos. O Departamento Hidroviário de São Paulo informou que a operação permitirá o restabelecimento do nível necessário para a retomada das operações.

A navegação nesta rota foi paralisada pela Marinha em maio de 2014, devido ao baixo nível da água. A interrupção atingiu o trecho entre o km 99,5 do reservatório da usina de Três Irmãos até a eclusa de Nova Avanhandava.

A situação prejudicou o escoamento da produção de soja e milho vinda de São Simão, em Goiás, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

Técnicos calculam que, se chover dentro do esperado, a recuperação do reservatório pode levar até dois anos.


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+