O mais acessado!
whatsapp

(18) 99132.5461

A saída dos médicos cubanos está comprometendo o atendimento nas Unidades de Saúde de Ilha Solteira?

Sim - 58.9%
Não - 41.1%

Total de Votos: 56
The voting for this poll has ended ligado: 30 Nov 2018 - 00:00

“Zerado” há um ano, reservatório de Ilha Solteira é, agora, um dos mais cheios do país

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

Zerado há cerca de um ano, o nível do reservatório da usina de Ilha Solteira é, agora, um dos mais cheios do país. De acordo com Boletim do Operador Nacional do Sistema (ONS), que controla o nível dos reservatórios brasileiros, o ilhense está hoje com 71,49% de sua capacidade.

Considerando apenas as regiões Sudeste/Centro-Oeste, que concentra os maiores reservatórios do país, Ilha Solteira é o segundo mais cheio, perdendo apenas para Mascarenhas de Moraes, no Rio Grande, com 80,82%.

No país, incluindo também os reservatórios da região Sul, Ilha Solteira ocupa a quinta colocação, atrás também de Passo Real, no Rio Jacuí (81,24%), Passo Fundo, no Rio Uruguai (80,61%), e Segredo, no Rio Iguaçu (80,4%).

Segundo apurou o ilhadenoticias, apesar de cheio, se comprado aos reservatórios de outras partes do país, o volume do de Ilha Solteira está dentro da média para o período. Mas ele vem enchendo em uma velocidade acima do esperado (chegou a subir um metro em cinco dias). E o volume que deveria ser alcançado só no final de março, quando acaba o período chuvoso, pode ser atingido antes.

Mesmo com essa velocidade acima da média, não há planos para a abertura dos vertedouros da usina, já que a meta é “guardar” água para o período seco, que vai de abril a outubro.


Volume morto – No início de janeiro do ano passado, o reservatório de Ilha Solteira operava com o “volume morto”. A situação ocorria desde junho de 2014, quando o nível chegou a zero.

Foi a primeira vez que a usina, inaugurada em 1978, usou o volume morto, situação que se estendeu por mais de 570 dias e teve forte impacto no turismo de Ilha Solteira. O reservatório de Ilha Solteira chegou a atingir a marca histórica de 53% negativo.

O volume útil de uma usina é como uma caixa d'água. Quando ele acaba, perde-se a capacidade de regular o armazenamento. Ou seja, o sistema fica mais vulnerável em período longos de estiagem, como o que atingiu a região desde 2014.Quando isso acontece, a usina passa a funcionar a fio d'água. A água que entra logo é processada e sai.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+