ilhadenotícias - #anuncie!
whatsapp

(18) 99132.5461

Os retornos da Avenida Brasil devem ser reabertos?

Sim - 72.9%
Não - 27.1%

Total de Votos: 328
The voting for this poll has ended ligado: 11 Mar 2018 - 00:00

Projeto pode recuperar tamanho original de ilha que dá nome à Ilha Solteira

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Professor Geraldo Wilson Jr., da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

Um projeto desenvolvido pelo professor Geraldo Wilson Jr., da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pode recuperar o tamanho original da ilha que dá nome ao Município de Ilha Solteira. Ele está na cidade e discutirá o projeto com a comunidade, em reunião que acontece nesta sexta-feira (8), a partir das 19h30, na Câmara.

A ilha já perdeu 65% do seu tamanho original, devido a erosão provocada pela força da água que sai das turbinas e vertedouros da usina de Ilha Solteira. E, de acordo com o professor, se nada for feito, está condenada a desaparecer. “A ilha já perdeu 65% da sua superfície original, além de estar recortada. Em breve, ao invés de uma, poderemos ter uma sucessão de ilhas solteiras. Se nada for feito, ela está condenada a desaparecer em um curto espaço de tempo”, afirmou Geraldo Jr.

Na apresentação de hoje à noite, o professor irá falar sobre o que pode ser feito para a recuperação da ilha. A solução passaria pela construção de uma “barreira”, em volta do tamanho original da ilha, capaz de suportar a força da água que sai da usina. “É fazer essa barreira, tirar a água que está lá dentro e restituir o solo”, explica o professor.

O projeto de recuperação da ilha pode contar com o apoio da CTG Brasil, que assumiu o controle da usina de Ilha. A expectativa é que o documento seja enviado em breve para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para aprovação.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+