ilhadenotícias - #anuncie!
whatsapp

(18) 99132.5461

Os retornos da Avenida Brasil devem ser reabertos?

Sim - 72.9%
Não - 27.1%

Total de Votos: 328
The voting for this poll has ended ligado: 11 Mar 2018 - 00:00

Professor da Unesp de Ilha Solteira, primeiro livre-docente cego do país, lança biografia

Ilhadenoticias.com
Com informações da UNESP

Eder Pires de Camargo é professor da Unesp em Ilha Solteira e em Bauru

 

Eder Pires de Camargo, professor da Unesp de Ilha Solteira, está lançando o livro 'Estrangeiro' (Editora Plêiade). A obra é uma autobiografia do primeiro professor de física cego do Brasil a ter chegado ao título de livre docente em ensino de física, titulação acima do doutorado, além de trazer contos sobre as dificuldades e a beleza de ser cego em uma sociedade planejada para pessoas que enxergam.

 

Ele, também professor da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, divulga ainda seu álbum "Inquietude", que é trilha sonora para alguns capítulos do livro e o acompanha nas versões de CD e QR Code.

Estrangeiro descreve como Eder Pires de Camargo, sem utilizar a visão para ler e escrever, deixou o fundo da sala de aula, no primeiro colegial, aos 14 anos, para chegar à livre-docência em Ensino de Física, titulação superior ao doutorado. Foi uma vitória de Pirro. Você conhece essa expressão?

Camargo afirma que a ausência de visão representa um ponto de superação no desenvolvimento humano, pois, em relação dialética com a hegemonia de videntes, transforma o indivíduo e seu entorno social. Por isso, faz uma defesa da cegueira, interpretando-a como um elemento positivo da diferença humana. Por outro lado, aborda a deficiência visual como uma construção social, o que produz de fato as incapacidades, limitações e desvantagens daqueles que as possuem.

O livro faz rir e chorar, pois seu conteúdo não enfoca apenas a superação de dificuldades. “Estrangeiro” aborda, também, quedas e fracassos, já que a vida é feita, na maioria de seus momentos, por espinhos. Assim, traz ensinamentos de personagens e que levam consigo as marcas da dor e do amor, inevitáveis quando se propõe a não se ausentar, e sim a ser e estar. Mas, principalmente, quando se faz tudo isso sendo cego em terra de vidente. Conheça Infelíceo Kasttro, Iludécio Gomez, Desilusório dos Santos, Frustrácio Oliveira, Decepcionaldo Pinto, Ramírez Traílson Cabezadevaca e muitos outros”!Eles são protagonistas das histórias de alguns dos capítulos que compõem o texto.

O autor apresenta também o álbum Inquietude. Ele dialoga com o livro por meio da tecnologia QR-CODE. Você terá acesso às suas dezessete músicas e outros conteúdos, como entrevistas. Adquirindo o livro, você recebe o álbum Inquietude no formado de CD.


Sobre o autor

Eder Pires de Camargo é Livre docente em ensino de física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Ilha Solteira. É doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Concluiu pós-doutorado, mestrado em Educação para a Ciência e licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Bauru. É Professor adjunto Doutor do Departamento de Física e Química da Unesp de Ilha Solteira e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp de Bauru.

Publicou os livros “Inclusão e necessidade educacional especial: compreendendo identidade e diferença por meio do ensino de física e da deficiência visual”, pela editora Livraria da Física, “Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de física” pela editora UNESP, “Ensino de Ciências e Inclusão Escolar: Investigações Sobre o Ensino e a Aprendizagem de estudantes com deficiência visual e estudantes Surdos no Ambiente Escolar” pela editora CRV, entre outros.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

 

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+