Anuncie - Todo mundo VÊ!
whatsapp

(18) 99132.5461

A saída dos médicos cubanos está comprometendo o atendimento nas Unidades de Saúde de Ilha Solteira?

Sim - 58.9%
Não - 41.1%

Total de Votos: 56
The voting for this poll has ended ligado: 30 Nov 2018 - 00:00

Em crise, UNESP suspende vestibular de meio de ano; Decisão terá impacto no número de alunos da unidade ilhense

Ilhadenoticias.com
Da Redação

 

Com o agravamento da crise financeira, a Universidade Estadual Paulista(UNESP) decidiu suspender o vestibular de meio de ano, após 18 edições. Segundo a reitoria, houve prejuízo de R$ 1 milhão nos últimos cinco anos com a prova e a baixa oferta de vagas não justifica a oferta do processo seletivo extra. A instituição, porém, afirma oficialmente que a "principal motivação é acadêmica" e que a "economia de recursos é só uma decorrência". A decisão terá impacto no número de alunos da unidade ilhense, que oferecia a maioria das vagas do chamado “vestibular de inverno”.

A Unesp apresenta a pior situação financeira entre as universidades paulistas, com déficit orçamentário que ultrapassa R$ 245 milhões e o atraso de quase dois meses do pagamento do 13º salário dos servidores. No ano passado, a reitoria apresentou um plano de reestruturação acadêmica e administrativa para reduzir custos. Além de extinguir o vestibular de meio de ano, também estuda fechar cursos de graduação com baixa procura.

A decisão de acabar com a segunda edição do vestibular foi tomada na terça-feira (12), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (CEPE). A prova realizada normalmente no mês de julho selecionava ingressantes para nove cursos de engenharia - nas últimas três edições foram ofertadas 360 vagas em cada ano, "(Número) muito desproporcional ao vestibular de verão (realizado no final do ano) que oferece cerca de 7,3 mil vagas", diz nota do conselho.

A Unesp era a única universidade paulista a ter dois vestibulares, a edição de meio de ano foi criada em 2001, para preencher vagas de novos cursos no campus de Ilha Solteira. Dois anos depois, o exame acolheu cursos de novas unidades - dos câmpus de Bauru, Registro, São João da Boa Vista e Sorocaba.

A decisão impacta diretamente a unidade ilhense, que só com o vestibular de maio de ano, recebia 160 novos alunos anualmente. (Com informações do Estadão)


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+