idn - 18 anos no ar!

Eleição para a Câmara já mobiliza partidos; PSB deve passar a ter a maior bancada

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

A eleição legislativa já mobiliza os partidos visando alcançar bons resultados na eleição de outubro. Agora, com novas regras, ela deve diminuir o número de partidos com representação na Câmara, mexer com os tamanhos das bancadas, influenciar na balança Governo/Oposição e, claro, refletir no resultado final da eleição.

 

A partir da eleição de 2020, os partidos estão proibidos de formar coligações para disputar cargos nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativa e na Câmara dos Deputados. Isso significa que, agora, o que será levado em conta é a votação de cada legenda, e não mais a soma dos votos obtidos por todos os membros do bloco.

Essa nova regra tende a prejudicar partidos que, historicamente, não conseguem formar chapa completa para a disputa e, consequentemente, não obtêm os votos mínimos necessários para garantir um assento na Câmara.

Se essa regra já estivesse valendo na última eleição, a composição na Câmara de Ilha Solteira seria diferente, com muitos dos atuais vereadores não garantindo vaga no legislativo. Por isso, é grande a movimentação em todos os partidos que querem participar do pleito este ano.

A expectativa é que o número de partidos que irão disputar a eleição, dependendo do número de candidatos a prefeito, seja bem menor do que em 2016. A tendência é que a disputa reúna em torno de seis legendas.


Câmara – Essa corrida já começa a ter reflexo na Câmara, onde vários vereadores devem mudar de partidos. A tendência é que dos nove, até seis mudem de legenda até abril.

Com essa mudança, alguns partidos devem deixar de ter representação na Câmara. E o PSB, hoje representando pelo vereador Alberto dos Santos Jr., o Beto (PSB), dever passar a ter três vereadores, se consolidando como a maior bancada do legislativo.


Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+