idn - 18 anos no ar!

Mais de 22 mil eleitores irão às urnas neste domingo para eleger quem comandará a cidade a partir de 2021

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

Mais de 22 mil eleitores estão habilitados para votarem neste domingo (15), na eleição que irá definir quem governará Ilha Solteira a partir de 2021. Três candidatos estão na disputa, o ex-vereador Darley Barros Jr. (MDB), o prefeito Otávio Gomes (PSDB), que tenta a reeleição, e o vereador Rodrigo Batista Gonçalves, o Kokim (PL).

 

A votação começará uma hora mais cedo, às 7h00. E até às 10h00 será preferencialmente destinado (e não exclusivo) à votação dos eleitores que tenham mais de 60 anos de idade.

Outros eleitores também poderão votar nesse espaço de tempo, embora a preferência deverá ser assegurada aos mais idosos. Terão também preferência para votar, durante todo o dia da eleição, os eleitores com mais de 50 anos, enfermos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e lactentes, e pessoas acompanhadas por crianças de colo.


Locais de votação
Ilha Solteira terá dois novos locais de votação este ano. Saem as escolas Urubupungá e Léa Silva Moraes e entram as escolas Lúcia Maria Donato Garcia, na zona norte, e Paulo Freire, no Jardim Aeroporto.

Quem fez a migração antes do início da pandemia, já teve o título impresso com o novo local de votação. Quem não fez, será serão automaticamente transferidos.

Para evitar transtornos, o Cartório Eleitoral está orientando os eleitores a verificarem com antecedência o local de votação. O jeito mais fácil é consultando no site do Tribunal Superior Eleitoral ou baixando o aplicativo e-Título, em qualquer loja de aplicativos.


Uso de Máscara Obrigatório
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que o uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar.

O local de votação, de acordo com o entendimento do TSE, é a escola onde eleitores irão votar, e não a seção (a sala de aula). Portanto, é na entrada que será cobrado o uso da máscara. Quem estiver sem, não entrará.

Também será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel antes e depois do uso da urna. O equipamento eletrônico em si não será limpo a cada votação e, por isso, caberá a cada eleitor cuidar da própria proteção.

O tribunal recomendou, ainda, que cada eleitor leve a própria caneta para registrar a assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio. Para quem esquecer, haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

Os locais de votação ficarão abertos de 7h às 17h, sendo as três primeiras preferencialmente para idosos.


TSE – De acordo com o TSE, o eleitor que não seguir os protocolos de segurança não será habilitado a votar. “Nós temos regras e o eleitor deve ter a consciência de que, se envolver a segurança de outras pessoas, você tem que seguir as regras. Portanto, estamos zelando pela proteção dos mesários também. E, por isso, quem não seguir o protocolo não será habilitado a votar", Informou o Tribunal.

O TSE também afirmou que, se o eleitor não higienizar a mão e estiver contaminado, ele pode deixar uma contaminação na urna e o próximo vai se contaminar. “Portanto, ele tem que higienizar a mão, senão não vota”, declarou o TSE.


Eleitor
Uso obrigatório de máscaras de proteção;
Uso de álcool em gel, disponível na seção, para limpar as mãos antes e depois de votar;
Levar a própria caneta (mas, caso esqueça, haverá canetas extras e higienizadas nas seções);
Distância mínima de um metro dos demais eleitores e mesários.


Mesários
Uso de máscaras de proteção para trocar a cada quatro horas (serão fornecidas três máscaras para cada mesário);
Uso de viseiras plásticas (face shields), que serão fornecidos pelo TSE;
Álcool em gel de uso individual e regras de higienização;
Álcool 70% para limpeza de superfícies;
Distância mínima de um metro dos eleitores e demais mesários.

 

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+