(18) 99132.5461
Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Otávio e Edson Gomes devem ser empossados na terça
A Câmara de Ilha Solteira deve marcar para tarde da próxima terça-feira (14), a posse dos candidatos eleitos Edson Gomes (PP) e Otávio Gomes (DEM). Como o ex-prefeito não deve comparecer, já que há contra ele um pedido de prisão feito pelo Ministério Público, que o acusa de fraudar licitações, principalmente para a realização de eventos (como a FAPIC de 2010), e de ter provocado prejuízo de até R$ 1,4 milhão para os cofres públicos, será aberto o prazo para que o cargo de prefeito seja declarado vago.
Aliados do ex-prefeito esperavam que a posse fosse marcada após o dia 16, quando o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ), julga um pedido de habeas corpus feita pela defesa de Edson Gomes, contra o pedido de prisão. Mas o presidente interino da Câmara, Valdecir Mendes (PV), não quer esperar e confirma na segunda (13) se a posse será realizada na terça.
Após a cerimônia de posse, de acordo com a Lei Orgânica do Município, será dada início a contagem para a “vacância do cargo”. Se Edson Gomes não assumir a Prefeitura de Ilha Solteira dentro de dez dias, o cargo de prefeito será declarado. Após esse prazo, ele não assume o comando da cidade mesmo que consiga o habeas corpus contra o pedido de prisão.
A Lei Orgânica do Município também diz que, em caso de impedimento do prefeito, o vice-prefeito assumirá a vaga. Mas ainda há dúvida se o pedido de prisão pode ser considerado um impedimento, e que isso possibilite a posse de Otávio Gomes.
Se o cargo foi declarado vago e Otávio for impedido de assumir a Prefeitura, a tendência é que a Câmara convoque novas eleições dentro de noventa dias. Até lá, Emanuel Zinezi (DEM) permaneceria governando a cidade interinamente.
Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook