ilhadenotícias - #anuncie!
whatsapp

(18) 99132.5461

Qual o principal problema de Ilha Solteira atualmente?

Mato Alto - 15.8%
Buracos nas Ruas - 49.3%
Infestação Escorpiões/Cobras - 12.5%
Alagamento Avenida/Lombofaixas - 22.4%

Total de Votos: 152
The voting for this poll has ended ligado: 15 Jan 2018 - 00:00

Edson Gomes deixa prisão, mas adia volta à Ilha Solteira

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

O prefeito Edson Gomes (PP) deixou o Centro de Ressocialização de Araçatuba no final da tarde desta quinta-feira (5), onde estava preso desde o final de março. Mas, à princípio, ele não volta para Ilha Solteira.

 

Edson Gomes deixou Araçatuba e seguiu para destino não revelado. O ilhadenoticias.com também não conseguiu apurar quando o prefeito pretende voltar à Ilha Solteira.

Na última terça-feira (03), Edson Gomes conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) os dois habeas corpus que garantiram a sua liberdade. Mas o órgão impediu que ele assuma o comando do Município, que continuará sendo administrado interinamente pelo seu filho, o vice-prefeito Otávio Gomes (DEM).

Edson Gomes conseguiu habeas corpus contra os dois pedidos de prisão feitos pelo Ministério Público. O primeiro, por possíveis irregularidades em licitações feitas no seu último Governo, principalmente para a realização de eventos (como a FAPIC de 2010), e de ter provocado prejuízo de até R$ 1,4 milhão para os cofres públicos (pelo mesmo motivo, estavam presos o ex-diretor de Cultura, Nilson Nantes, e o empresário Uesley Jânio Severo, que também conseguiram a liberdade nesta terça). O outro por supostas irregularidades na compra de equipamentos de proteção individual para a Prefeitura de Ilha Solteira, durante o seu último Governo.

A defesa de Edson Gomes conseguiu reverter um cenário até então desfavorável, vencendo por um placar de 3 x 2. Em 12 de setembro, quando ele foi interrompido após um pedido de vista feito pelo presidente da Sexta Turma do STJ, ministro Rogério Schietti Cruz, os habeas corpus haviam sido negados por dois dos cinco ministros do Tribunal. Hoje, Rogério Cruz deu voto favorável aos pedidos de habeas corpus feitos pela defesa de Edson Gomes, sendo seguido por outros dois ministros, garantindo a vitória, e a liberdade, do prefeito licenciado de Ilha Solteira.

Apesar de conseguir a liberdade, uma medida cautelar do STJ impede que Edson Gomes assuma a Prefeitura de Ilha Solteira pelos próximos 180 dias. Até lá, a cidade continua sendo administrada por Otávio Gomes.


Histórico – Edson Gomes estava preso desde 28 de março, quando se entregou à Polícia, depois de quase quatro meses foragido. Ele foi empossado prefeito de Ilha Solteira e, em seguida, transferido para o Centro de Ressocialização de Araçatuba. Em 10 de abril, a Câmara aprovou seu afastamento do cargo por seis meses, prazo que venceria no próximo dia 13. Desde então, a cidade vem sendo administrada por Otávio Gomes.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Google+