O mais acessado de Ilha Solteira!

Verde Azul: Ilha avança mais 23 posições em ranking ambiental e está entre os 100 melhores do Estado

Ilhadenoticias.com
Da Redação

 

Ranking ambiental divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo, mostra que Ilha Solteira avançou 23 posições em relação ao ciclo de 2021. A cidade está entre as 100 melhores do Estado, ocupando a 84ª posição na lista de 645 cidades avaliadas, ficando muito próxima de garantir o selo “Verde Azul”.

 

Na manhã desta terça-feira (23), em cerimônia realizada na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o prefeito Otávio Gomes (PSDB) participou da entrega dos cerificados aos Municípios qualificados. Ele esteve acompanhado da secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agronegócio, Meio Ambiente e Pesca, Zagma Ferreira Rocha, e da engenheira ambiental e interlocutora do programa, Camila Oyama

Em 2008, primeiro ano do programa, Ilha ficou na 254ª posição. E apenas no ranking de 2011/2012, Ilha conseguiu ficar entre as cidades certificadas com o selo “Verde Azul”, quando ocupou o 42º lugar. Desde então, o programa vinha sendo estruturado pelo Governo do Estado, em parceria com os representantes do Município, e a cidade vinha oscilando bastante, até chegar a posição de 237 no ranking de 2017.

A partir de 2018, com a adoção de novas políticas ambientais, Ilha Solteira iniciou uma forte recuperação, subindo 130 posições em dois anos, ficando na 107ª posição. Este ano, novo salto, agora para a 84ª posição, ficando como “Município Pré-certificado” e muito próximo de conseguir o selo “Verde Azul”. São certificadas as cidades que atingem 80 pontos no ranking e Ilha ficou em 77,83. “Esse avanço mostra o quanto estamos priorizando o meio ambiente, promovendo várias ações. E não vamos parar, até conquistarmos o selo Verde Azul. Não é nem pelo selo, mas pela importância de protegermos cada vez mais o meio ambiente. Quem ganha com isso é a população”, disse o prefeito Otávio Gomes (PSDB).


Ranking – O ranking busca incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas. No total, 645 cidades participaram desta edição, que avaliou os programas e ações ambientais no ano de 2020.

Para se adequar ao programa, os municípios precisam colocar em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes que abrangem os temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Para incentivar a prática destas atividades, o programa atribui notas entre zero e 100.


Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+