O + Acessado!
whatsapp

(18) 99132.5461

A saída dos médicos cubanos está comprometendo o atendimento nas Unidades de Saúde de Ilha Solteira?

Sim - 58.9%
Não - 41.1%

Total de Votos: 56
The voting for this poll has ended ligado: 30 Nov 2018 - 00:00

Máscaras faciais produzidas na UNESP são entregues para o Hospital Regional

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Representantes do Hospital, UNESP, Prefeitura e Rotary Club

 

Um primeiro lote das máscaras faciais que estão sendo produzidas na UNESP de Ilha Solteira, em impressoras 3D, foi entregue esta semana ao Hospital Regional, para uso de profissionais de saúde que atuam no combate ao Coronavírus (COVID-19). Outras devem ser entregues em breve.

 

A máscara facial que está sendo produzida, um tipo de “escudo”, é usada por profissionais de saúde, além das máscaras cirúrgicas, que vem sendo adotadas por boa parte da população. Ela é mais recomenda, pois protege todo o rosto do vírus.

Além de Ilha Solteira, máscaras também já foram entregues em hospitais de Três Lagoas e Jales.


Projeto - O projeto nasceu dentro do Laboratório de Instrumentação e Engenharia Biomédica (LIEB) da UNESP de Ilha Solteira e, rapidamente, não só se estendeu para várias outras áreas da Faculdade de Engenharia, como atraiu como parceiros o Instituto Federal de Três Lagoas e as Prefeituras de Ilha Solteira e Três Lagoas. “Começamos no Laboratório de Instrumentação e Engenharia Biomédica, onde a ideia nasceu. Mas ganhou uma grande proporção, envolvendo vários departamentos, e mudamos a produção para um local mais central, dentro da universidade”, explica Ricardo Taoni Xavier, pesquisador do Laboratório de Instrumentação e Engenharia Biomédica da UNESP Ilha Solteira.

Para produzir as máscaras faciais, estão sendo utilizadas impressoras 3D que pertencem à vários departamentos da UNESP e até de alunos. Nelas, estão sendo produzidas a estrutura onde é fixada a placa de acrílico das máscaras. O material utilizado é um tipo de plástico, no qual é aplicado acetato. “Não podíamos ficar parados na quarentena, enquanto os hospitais e o SUS estão precisando de ajuda. Nós temos equipamentos, instrumentos e inteligência para isso. E assim surgiu essa união para a produção das máscaras”, disse Xavier.

O material utilizado na produção, por enquanto, é o que estava disponível nos laboratórios da universidade e de doações. Foi criada, inclusive, uma vaquinha virtual para arrecadação de recursos. Para ajudar, basta clicar aqui (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/covid-19-solucoes-tecnologicas-unesp-ifms). “Precisamos de investimento rápido. Não podemos esperar, porque o pico da doença está próximo. O objetivo é adquirir mais equipamentos e materiais de consumo, expandindo a produção em velocidade e volume, para atender o maior número de hospitais da região, no menor tempo possível”, afirma Xavier.

A proposta é produzir, pelo menos, 250 máscaras por semana.


Estrutura e próximo passo
Além de várias Impressoras 3D, o espaço onde as máscaras estão sendo produzidas possui sistemas de corte e usinagem, câmara de esterilização e mão de obra qualificada e especializada em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica. Para evitar aglomerações, a produção vem sendo feita e turnos de quatro pessoas. Diretamente, cerca trinta, entre alunos e professores, estão envolvidos no projeto.

Além da produção das máscaras faciais, o gripo espera começar a produzir, em breve, peças para respiradores artificiais.


Instituições e Departamentos envolvidos
Além da UNESP de Ilha Solteira e do Instituto Federal de Três Lagoas, estão envolvidos no projeto o Laboratório de Instrumentação e Engenharia Biomédica (LIEB), Laboratório de Simulação Numérica (LABSIN), Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), Departamento de Física e Química (DFQ), Departamento de Biologia e Zootecnia (DBZ), Programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) Fundação de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ilha Solteira (FEPISA) e as Prefeituras de Ilha Solteira e Três Lagoas.


Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Agência - Vacinação H1N1
Google+