16 anos de sucesso!
whatsapp

(18) 99132.5461

A saída dos médicos cubanos está comprometendo o atendimento nas Unidades de Saúde de Ilha Solteira?

Sim - 58.9%
Não - 41.1%

Total de Votos: 56
The voting for this poll has ended ligado: 30 Nov 2018 - 00:00

Hospital Regional recebe seis respiradores do Governo do Estado

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

O Hospital Regional recebeu seis ventiladores mecânicos (respiradores) do Governo do Estado de São Paulo, o que garante o aumento da capacidade da unidade no atendimento de pacientes com Coronavírus (COVID-19).

 

Com os novos equipamentos, o Hospital Regional passa a ter 19 respiradores. Desses, nove a unidade já possuía antes da pandemia e quatro foram adquiridos recentemente pela Prefeitura.

De acordo com a unidade, 13 estão em funcionamento, sete na UTI, exclusivamente para uso de pacientes com Coronavírus, e seis em leitos de semi-UTI. “Com a chegada desses novos respiradores, poderemos disponibilizar um para cada leito da UTI (são dez). Outros ficarão na reserva e serão utilizados em caso de necessidade”, informou a administração do Hospital Regional.

Respirador doado pelo Governo do Estado 


Todos os respiradores repassados para o Hospital estão funcionando


Na última sessão da Câmara, o vereador Antônio Carlos da Silva, o Toninho (PT), questionou a compra de respiradores que a Prefeitura repassou para o Hospital Regional. A faça foi rebatida pela Prefeitura e o Hospital que todos os aparelhos estão funcionando. 

Ele afirmou que os aparelhos comprados não eram novos e que não puderam ser utilizados imediatamente, já que tiveram que passar por reparos. “Entendo que a demanda por respiradores é alta e que talvez, naquele momento, não houvesse respiradores novos disponíveis no mercado. Mas a Prefeitura precisava ter divulgado isso”, disse o vereador.

Na noite desta quarta-feira (1º), Toninho informou que, na próxima sessão da Câmara, irá solicitar a abertura de uma Comissão de Inquérito (CEI) para apurar a compra dos equipamentos. 

Procurada pelo ilhadenoticias, administração do Hospital Regional confirmou que os aparelhos repassados pela Prefeitura passaram por revisão, classificando o procedimento como normal, mas que todos estão funcionando e na unidade. “Sempre que recebemos equipamentos, eles passam por avaliação. E foi detectado que aqueles respiradores precisavam de uma revisão. Solicitamos e a Prefeitura providenciou. E todos os equipamentos já estão em uso na unidade”, informou a unidade.

Na noite desta quarta-feira, a Prefeitura de Ilha Solteira informou que não comprou respiradores usados, quebrados ou com problemas, que “precisaram de reparos para funcionar”, como afirmou o vereador.

A Prefeitura informou que os aparelhos adquiridos são seminovos e “passaram por revisão e testes de rotina, para garantir o perfeito funcionamento dos mesmos, conforme as determinações da ANVISA”. “Foram feitas a manutenção corretiva e preventiva, por empresa autorizada pela fabricante, onde a Prefeitura recebeu, além da garantia, toda a assistência técnica e ainda treinamento da empresa para os funcionários operarem o maquinário”, informou a Prefeitura.

A Prefeitura informou ainda que, na época (início da pandemia) foi atrás da compra de respiradores novos, mas os equipamentos estavam em falta no mercado. “Mesmo não encontrando no mercado aparelhos novos, fizemos a compra de seminovos, atendendo todos os critérios estabelecidos pela legislação. Um Produto seguro, com qualidade e garantia”, informou a Prefeitura.

A Prefeitura finalizou informando que, com a revisão, o custo unitário de cada aparelho ficou em R$ 32,6 mil, bem abaixo do custo médio de respirados do mesmo modelo na época, cerca de R$ 87 mil.

Respirador comprado pela Prefeitura 


Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

 

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Google+