(18) 99132.5461
Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Ilha Solteira já confirmou 158 casos de dengue em 2021, bem próximo do que o registrado ao longo de 2020, com202 notificações. A partir da próxima semana, a Prefeitura intensifica a aplicação de veneno na cidade.
De acordo com a Vigilância Sanitária, que monitora a doença na cidade, além dos 158 casos confirmados, ainda há 175 em investigação, aguardando resultados de exames.
A Prefeitura de Ilha Solteira e a SUCEN firmaram parceria e ampliarão a aplicação de veneno contra a dengue. O calendário prevê a aplicação de veneno em duas etapas. De 23 à 25 de fevereiro, ela acontece do recito de exposições até a Praça dos Paiaguás. E de 3 à 5 de março, o serviço será realizado da Praça dos Paiaguás até os bairros Jardim Novo Horizonte/CDHU.
O veneno será pulverizado no período noturno, a partir das 19h00, já que o número de casas abertas é maior. O veneno não será aplicado nas residências, como acontece durante bloqueio realizado por agentes da Vigilância, mas nas ruas, com o apoio de um veículo. “Por isso, a orientação é que todos deixem as portas e janelas das casas abertas, para que o veneno possa entrar nos imóveis”, informou a Vigilância Sanitária.
O veneno que será utilizado tem o odor reduzido e não deixa camadas de gordura nos locais de aplicação.
No restante da cidade, o veneno continuará sendo aplicado por agentes da Vigilância Sanitária, como vem sendo feito desde o final de janeiro.
Como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue
O veneno que vem sendo plicado pela Vigilância Sanitária mata o mosquito, mas não a larva. Por isso, é importante eliminar os criadouros, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas PET e de vidro vazias, que acumulam água parada, o que é ideal para a procriação do mosquito transmissor da dengue. Se precisar guardar alguns desses materiais, coloque-os em locais cobertos e secos. Garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo.
Também não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.
Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.
Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.
Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook