idn - 18 anos no ar!

Após "Dia D", de vacinação contra a COVID, gripe e o sarampo continua nas unidades de saúde

Ilhadenoticias.com
Da Redação

 

Após o “Dia D” realizado no último sábado (30), a vacinação contra a COVID, gripe e o sarampo continua nas unidades de saúde de Ilha Solteira.


COVID
As unidades de saúde continuarão oferecendo todas as doses da vacina contra a COVID-19.

 

Já podem receber a dose de reforço quem tem mais de 18 anos e que tomou a segunda dose há, no mínimo, quatro meses. Para saber se você já pode tomar a dose de reforço, basta verificar no cartão de vacinação a data da segunda dose e contar quatro meses. Também é possível verificar pelo Poupa Tempo Digital, que pode ser baixado em qualquer loja de aplicativo.

Já em relação a quarta dose, já estão sendo vacinados os idosos com mais de 60 anos. Neles estão sendo aplicados qualquer um dos imunizantes disponíveis, ou seja, um dos quatro com aplicação aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). São eles: CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Para receber a quarta dose, é necessário já ter completado o intervalo mínimo de quatro meses em relação à terceira.

Também já estão sendo imunizadas todas as crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades.

Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas por um responsável com mais de 18 anos e apresentar documento de identificação e carteira de vacinação.

Nas unidades também continuarão sendo oferecidas a primeira dose da vacina, para quem ainda não se vacinou, e a segunda, para que seja completado o esquema vacinal.


Confira o cronograma
De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria de Saúde, a vacina será aplicada na unidade do Bela Vista todas às terças-feiras, no Jardim Aeroporto às quartas e nas do sul e do norte (Passeio Palmares) às quintas. Em todas, o horário de imunização será das 14h às 17h e não será necessário agendamento prévio.

O morador deve procurar a unidade de saúde da sua região para receber a vacina. Ele não será imunizado em outro local. A Secretaria de Saúde informou que caso o morador não possa ser imunizado em sua unidade no dia marcado, para que ele procure o local para um direcionamento.


Bela Vista - todas às terças-feiras, das 14h às 17h
Jardim Aeroporto – todas às quartas-feiras, das 14h às 17h
Zonas sul e do norte (Passeio Palmares) – Todas às quintas, das 14h às 17h


Gripe
Já estão sendo vacinada contra a gripe comum as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde. Em breve também serão imunizadas gestantes e puérperas. Depois, será a vez dos professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e caminhoneiros. A expectativa da campanha é vacinar 90% de cada público alvo.

A vacina está sendo aplicada em todas as unidades de saúde, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Vale ressaltar que a vacina contra a gripe não protege contra o Coronavírus (COVID-19), mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E, justamente por isso, pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos da doença. Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.

Também é importante destacar que, ao contrário do ano passado, não é preciso obedecer um intervalo entre as vacinas da gripe e da COVID.


Sarampo
já está vacinando crianças e trabalhadores de saúde contra o sarampo, em todas as unidades de saúde.

O objetivo da iniciativa é vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além do maior número possível de profissionais de saúde — já que os mesmos estão expostos a maior risco de infecção.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina.

A vacinação acontece de segunda à sexta, em todas as unidades de saúde, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

A campanha tem previsão de término em 3 de junho.


Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+