O mais acessado de Ilha Solteira!

Morre paciente que estava internada no Hospital de Ilha Solteira com suspeita de H1N1

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Hospital de Ilha Soleira (Foto: Arquivo) 

 

Morreu na madrugada desta sexta-feira (18), por volta das 05h40, a paciente que estava internada no Hospital de Ilha Solteira, com suspeita de H1N1, que transmite a gripe suína. A mulher, que era de Pereira Barreto, não teve a idade divulgada.

 

Segundo Márcia Rúbio, da Vigilância Sanitária de Ilha Solteira, mesmo com a morte da paciente, ainda não é possível afirmar que ela tem sido provocada pelo H1N1. “Os resultado dos exames feitos na paciente ainda não ficaram prontos. E eles não serão nem enviados para cá, já que ela era de Pereira Barreto”, disse Márcia.

Após a morte da paciente, Márcia esteve no Hospital para conversar com os funcionários so setor onde a mulher permaneceu isolada. “Mas não será preciso nenhuma medida especial, já que todos já foram imunizados contra a gripe”, afirnou Márcia.

Em relação a um segundo paciente, que teria sido transferido para um Hospital da cidade de Andradina, Márcia disse que a informação é de que o quadro dele é estável. Ele também é de Pereira Barreto.


Gripo - No dia 7 de fevereiro, Thomas Francisco dos Santos, de 32 anos, morreu após sentir os primeiros sintomas da doença durante uma viagem com a família para Ilha Solteira. Morador de Mirassol, a Prefeitura de lá considera o caso como “importado” daqui.

A Chefe da Vigilância Sanitária de Ilha Solteira, Márcia Rúbio, garantiu que, por enquanto, nenhum caso da doença foi registrado na cidade em 2016. “Não há nenhum caso de gripe suína confirmado em Ilha Solteira”, afirmou Márcia.

A região noroeste de São Paulo, onde está Ilha Solteira, enfrenta um surto da doença, com 131 casos da gripe confirmados. Doze já morreram só esse ano.


Gripe Suína: O que é? E quais os sintomas?


A gripe suína
Doença causada pelo virus influenza H1N1 costuma afetar apenas porcos. Devido às mutações sofridas, este vírus adquiriu a capacidade de contaminar humanos.
O vírus dessa gripe veio do porco, mas não há risco de contágio pelo consumo da carne do animal. Porém, se o porco tem a gripe, ele tosse e essas secreções acabam contaminando quem lida com o animal.
Pode ser transmitida ao ser humano?
Sim, começando, em geral, por pessoas que estejam em contatos com os porcos.
Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
Não. A gripe é transmitida por via aérea, de pessoa para pessoa. A temperatura de cozimento (71º C) destrói os vírus e bactérias.

Quais os sintomas em pessoas?
Febre alta, letargia, falta de apetite, tosse. Os doentes ainda podem apresentar coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia.


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Google+