ilhadenotícias - #anuncie!
whatsapp

(18) 99132.5461

Os retornos da Avenida Brasil devem ser reabertos?

Sim - 72.9%
Não - 27.1%

Total de Votos: 328
The voting for this poll has ended ligado: 11 Mar 2018 - 00:00

Casa de Apoio será fechada por falta de usuários e de apoio de Prefeituras da região

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

Apesar da Prefeitura ainda não ter se manifestado oficialmente sobre o fechamento da Casa de Apoio que é mantida em Ilha Solteira pelo Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo (CIENSP) em Ilha Solteira, vereadores da base Governo informaram que o local será fechado por falta de usuários e de apoio financeiro. Ela deveria ter sido mantida com recursos de várias Prefeituras da região, mas muitas deixaram de fazer o repasse, aumentando as despesas do Município de Ilha Solteira.

Nesta segunda-feira (2), a Câmara de Ilha Solteira aprovou um Requerimento de autoria do vereador Eduardo Vasconcelos (PPS), onde ele questiona a Prefeitura sobre os custos com a manutenção da Casa de Apoio, Prefeituras que vem ajudando mantê-la e o número de pessoas atendidas. “Para abrir essa Casa, acredito que houve algum levantamento para justificar a criação desse espaço. Por isso, a divulgação dessas informações é importante. É preciso saber o que houve para que decidissem fechá-la ”, disse o vereador Eduardo Vasconcelos.

O espaço, localizado em frente ao Hospital Regional de Ilha Solteira, foi criado para receber pessoas que vem de cidades da região, em busca de atendimento médico na cidade. Ela é mantida pelo CIENSP, através de recursos que deveriam ser repassados pelas Prefeituras de Ilha Solteira, Andradina, Castilho, Itapura, Lavínia, Murutinga do Sul, Pereira Barreto, Suzanápolis e Valparaíso. Mas não é o que vem acontecendo.

O local possui capacidade para até 50 pessoas diariamente (circulação) e oferece conforto e segurança para os pacientes e acompanhantes, enquanto aguardam as consultas e exames, com sala com TV, cozinha (que pode ser utilizada para o preparo de refeições), quartos masculino e feminino, banheiro com acessibilidade, trocador e áreas para descanso. Todos ainda tem, gratuitamente, água, café, chá e bolachas. Mas, apesar da boa infraestrutura, ela estaria sendo subutilizada.


Explicações - Líder do Governo na Câmara, o vereador Alberto dos Santos Jr., o Beto (PSB), disse que o fechamento está sendo cogitado, porque várias Prefeituras que integram o CIENSP, estariam deixando de repassar recursos para manter o espaço. “Não é justo a Prefeitura de Ilha Solteira manter a Casa sozinha, para atender usuários de cidades da região. Não é que eu seja contra atender pessoas de outras cidades. Mas, eu entendo, que cada Prefeitura tem que ter a sua responsabilidade”, disse Beto.

O vereador Emanuel Zinezi (DEM), que também é diretor clínico do Hospital, disse que a Casa de Apoio foi criada, principalmente, para abrigar os acompanhantes daqueles que vem fazer Hemodiálise em Ilha Solteira. “É uma Casa que funciona apenas durante o dia, para os acompanhantes terem um lugar para ficar. Mas essa Casa de Apoio não vem tendo volume. Os acompanhantes não ficam lá, preferindo ficar na recepção do Hospital. E tem dia que não tem movimento. E as Prefeituras não querem mais pagar. Então, para que manter esse espaço? É diferente de Barretos, onde você tem um volume muito grande, a pessoa pode posar, ficar vários dias. É preciso ver a necessidade”, disse Zinezi.

O vereador Ricardo Casagrande (PP) disse que é importante não deixar nenhuma dúvida para a comunidade, sobre a responsabilidade de manutenção da Casa de Apoio, que é do CIENSP, e não da Prefeitura de Ilha Solteira. “São vários Municípios que integram o Consórcio. E a maioria deles não está mais contribuindo com a manutenção da Casa do Apoio. Com isso, o que a Prefeitura de Ilha acertou pagar no início, embora não tenha nenhum paciente usando o espaço, esse valor quintuplicou. A Prefeitura de Ilha Solteira ainda é um dos poucos Municípios que continua contribuindo com a manutenção da Casa”, explicou Casagrande.

O vereador Valdeci Ferreira Lima (PV) disse que se não existe uma demanda e Municípios da região não querem mais arcar com o costo, não é justo que a que a Prefeitura de Ilha Solteira assuma os custos sozinha.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+