ilhadenotícias - #anuncie!
whatsapp

(18) 99132.5461

Qual a sua avaliação do Governo Otávio Gomes?

Ótimo - 6.5%
Bom - 11.5%
Regular - 15%
Ruim - 17.8%
Péssimo - 49.3%

Total de Votos: 400
The voting for this poll has ended ligado: 22 Jul 2018 - 00:00

SP estende vacinação contra febre amarela para todo o estado; Ilha já oferecia a vacina

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

Todos os 645 municípios passaram a vacinar os moradores contra a febre amarela, desde a última segunda-feira (18). Em Ilha Solteira, que está localizada em área considerada de risco, a vacina já vinha sendo oferecida. Metade dos paulistas ainda não tomou a vacina. Entre 2006 até hoje, 50% da população se vacinou.

Para o coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Marcos Boulos, a febre amarela veio para ficar e, independentemente de onde a pessoa mora, é importante tomar a vacina. “No inverno diminui o número de casos. Mas, certamente o vírus ainda continua acontecendo. Estamos vendo mortes de macacos ainda com vírus. Isso significa que se as pessoas estiverem perto de regiões de matas correm o risco de ter febre amarela”, explica Boulos.

Por estar em uma região considerada de risco, a vacina contra a febre amarela já está disponível para todos os moradores de Ilha Solteira.

De acordo com a Vigilância Sanitária, a vacina está disponível em boa parte das unidades de saúde. Mas apenas aqueles que estão com a vacinação em atraso estão sendo imunizados. “Mesmo para aqueles que não possuem a carteira de vacinação, temos como verificar se estão com a vacinação em dia. Aqueles que não estão, são imunizados contra a febre amarela”, informou a Vigilância Sanitária.

A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade. No Brasil, O Ministério da Saúde já chegou a recomendar duas doses da vacina, uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação também é de duas doses.

Em Ilha Solteira, a vacina está disponível na UBS III, na unidade de Saúde da Família do Passeio Palmares (ao lado da Guarda Municipal) e na USF do bairro Bela Vista. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30.

 

Ilha Solteira em área de risco - O Ministério da Saúde já chegou a incluir Ilha Solteira na lista dos Municípios onde os moradores devem ser vacinados contra a febre amarela.

Apesar de não ter registrado nenhum caso da doença, Ilha Solteira foi incluída na lista por estar localizada em região silvestre, rural ou de mata, onde entre dezembro e maio, período do verão, aumentam os casos de transmissão de febre amarela.

Em áreas florestais, a febre amarela é transmitida, principalmente, pelo mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

 

Febre Amarela - A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Por isso, a recomendação ao identificar os sintomas é procurar uma unidade de saúde. Cerca de 20% a 50% das pessoas desenvolvem a forma grave da doença.

 

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+