ilhadenotícias - #anuncie!
whatsapp

(18) 99132.5461

A saída dos médicos cubanos está comprometendo o atendimento nas Unidades de Saúde de Ilha Solteira?

Sim - 58.9%
Não - 41.1%

Total de Votos: 56
The voting for this poll has ended ligado: 30 Nov 2018 - 00:00

Capivaras invadem praias de Ilha Solteira; Infestação de carrapatos e risco de febre maculosa preocupa

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

As capivaras estão invadindo as praias de Ilha Solteira e também o Recanto das Águas, área de lazer onde estão localizados muitos ranchos. Após o anoitecer, é possível ver bandos do animal circulando pelos locais. Infestação de carrapatos estrela e risco de febre maculosa, que pode matar, preocupa.

 

Bandos de capivara começaram a ser avistados nas praias há alguns meses. Elas se concentram, geralmente, próximo ao estacionamento onde é realizado o “Carnailha”, nos quiosques que ficam ao lado do novo portal de acesso e, também, na Praia Marina, ao redor de um bar desativado que existe no local. No Recanto, elas já foram vistas em vários ranchos, inclusive dentro de piscinas.

A presença das capivaras não é o que preocupa, mas sim o que isso pode provocar. Um dos problemas é a infestação do carrapato-estrela, inseto que é trazido pelo animal. Usuários da praia, inclusive, já relatam picadas de carrapato.

Procurada, a Secretaria de Turismo, que administra as praias, informou que está ciente do problema e que já acionou a Vigilância Sanitária, que analisa a situação e verifica se há riscos para a população. A infestação do inseto, por enquanto, não é confirmada.


Febre – Mas o que mais preocupa é a febre maculosa, doença que pode matar e que é transmitida através do carrapato estrela. As capivaras são hospedeiras da bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada do inseto e causadora da doença. Mas é bom lembrar que, por enquanto, não há nenhum caso registrado na cidade.

A Secretaria de Turismo não informou se há algum plano de manejo das capivaras ou a construção de barreiras que impeçam que elas tenham acesso às praias.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

 

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Google+