Anuncie - Todo mundo VÊ!
whatsapp

(18) 99132.5461

A saída dos médicos cubanos está comprometendo o atendimento nas Unidades de Saúde de Ilha Solteira?

Sim - 58.9%
Não - 41.1%

Total de Votos: 56
The voting for this poll has ended ligado: 30 Nov 2018 - 00:00

Dengue: Resultado de avaliação coloca Ilha Solteira em situação de alerta para epidemia

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Larvas encontradas nas residências de Ilha Solteira durante a avaliação 

 

Resultado da nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada pela Vigilância Sanitária, coloca Ilha Solteira em situação de alerta, com risco de epidemia de dengue.

 

A avaliação mostra que a infestação pelo mosquito aedes aegypti é de 1,8%, quase o dobro do “aceitável” pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Na prática, isso significa que de cada cem casas visitadas durante a ADL, em 1,8 foram encontradas larva do mosquito.

Em julho do ano passado, a ADL resultou em 1%. Três meses depois, em outubro, esse índice chegou a 1,5% e, agora, em 1,8%.

Esse crescente reflete nos casos de dengue registrado na cidade. A maioria foi registrado no segundo semestre de 2018, quando aumentou a infestação do aedes na cidade. O ano terminou com 150 doentes confirmados. E a doença continua atingindo mais pessoas. Só este ano já são sessenta casos confirmados.

Segundo Rafael Mazzini, educador em saúde da Vigilância Sanitária, o resultado mostra que parte da população não vem colaborando com o combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças. “Significa que a pessoa está deixando o criadouro, que é um possível foco para nascer o aedes aegypti e contaminar um certo raio daquela região onde ele foi encontrado”, explica Mazzini .

Para ele, é importante que todos adotem cuidados básicos, como verificar vasos de plantas, canaletas, fundo de geladeira que tem degelo automático e tampar garrafas expostas ou colocar em local coberto, além de tornar ambientes insalubres para a larva, usando água sanitária, detergente ou sal.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

Google+