ilhadenotícias - #anuncie!
whatsapp

(18) 99132.5461

Qual a sua avaliação do Governo Otávio Gomes?

Ótimo - 6.5%
Bom - 11.5%
Regular - 15%
Ruim - 17.8%
Péssimo - 49.3%

Total de Votos: 400
The voting for this poll has ended ligado: 22 Jul 2018 - 00:00

MP Federal e IBAMA determinam que CTG mantenha zoológico de Ilha aberto

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

 

O Ministério Público federal e o IBAMA determinaram que a CTG Brasil, que assumiu o controle da usina de Ilha Solteira, mantenha o Centro de Conservação da Fauna Silvestre, mais conhecido como zoológico, aberto. A empresa vinha tentando fechar o local.

Em recomendação assinada no dia 28 de setembro, mas só divulgada nesta segunda-feira (23), o procurador da República Thales Fernando Lima determina que o IBAMA acione a CTG Brasil, para que a mesma “assuma a gestão e manutenção do CCFS”. Caso contrário, uma Ação Civil Pública seria aberta. O órgão já notificou a empresa.

A desativação ocorreria, porque a manutenção do CCFS não foi incluída no edital de concessão da usina de Ilha Solteira, em leilão realizado no final de 2015, o que é questionado pelo MPF. A CTG, vencedora, comunicou ao IBAMA “as dificuldades administrativas de operar o centro”, tendo em vista “que as instalações pertencem a CESP” (antiga concessionária). E pediu a substituição desse “compromisso”, por um outro que “trouxesse mais ganhos ambientais para a fauna da região”.

Para o IBAMA, o CCFS, criado inicialmente para ser um centro de triagem para receber a fauna resgatada durante as atividades de enchimento das usinas de Ilha Solteira, Três Irmãos e Porto Primavera, nas décadas de 60 e 70, está “descaracterizado de sua função inicial”, “funcionando como um zoológico, que recebe, mantêm e destina animais provenientes resgatados de atropelamento, queimadas ou resgatados pelas ações das Polícia Ambiental e Bombeiros da região”.

O IBAMA, tendo em vista que “o CCFS não é uma medida tão eficiente para mitigar os impactos na fauna, oriundos das operações das usinas de Ilha Solteira e Jupiá”, tinha acenado positivamente para a proposta da CTG, “pela possibilidade de alguma ganho ambiental expressivo para a região”.

Em troca do fechamento do CCFS, a CTG tocaria três Planos de Ação Nacionais (PANs), voltados para a proteção das Ariranhas, Pagagaios e Herpetofauna.

O MPF aceita os Planos de Ação Nacionais (PANs), voltados para a proteção das Ariranhas, Pagagaios e Herpetofauna, que serão desenvolvidos pela CTG. Mas eles não desobrigam a empresa de manter o CCFS aberto.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Google+