O mais acessado de Ilha Solteira!

Febre amarela: macacos achados mortos em Ilha Solteira são enviados para análise

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

(Foto: Ilustração)

 

A Vigilância Sanitária enviou para análise dois macacos encontrados mortos em Ilha Solteira. Apesar de, aparentemente, não apresentarem sintomas da febre amarela, o exame é para verificar se os animais foram mortos pela doença.

 

Segundo Márcia Rúbio , da Vigilância Sanitária de Ilha Solteira, os animais foram encontrados mortos na estrada que dá acesso ao Porto de Navegação e na rodovia que liga Ilha Solteira a Itapura. “Foram moradores que encontraram os animais e nos informaram. E os mandamos para análise por precaução, já que, aparentemente, eles não estavam doentes”, disse Márcia.

Vale ressaltar que os macacos não são transmissores da febre amarela, mas sim os mosquitos, o Haemagogus e o Sabethes, em áreas rurais, silvestres e de mata, e o aedes aegypti (que também espalha a dengue, a chikungunya e o vírus da zika), em áreas urbanas. Os macacos servem apenas de alerta para mostrar que a doença está em circulação e que a população que vive ali perto precisa ser vacinada.

Quando um morador encontrar um animal doente ou morto, deve avisar a Vigilância Sanitária o mais rápido possível. O telefone é o (18) 3743-6082.


Vacinação – Ilha Solteira já reforçou a vacinação da população contra a febre amarela. E o movimento nas unidades de saúde continua intenso.

Apesar do aumento na procura, apenas os aqueles que estão com a vacinação em atraso estão sendo imunizados. Por isso, a importância de apresentar a carteira de vacinação, caso tenha. “Mas quem não possui mais a carteira de vacinação, temos como verificar se está com a vacinação em dia. Aqueles que não estão, são imunizados contra a febre amarela”, informou a Secretaria de Saúde.

A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade. No Brasil, O Ministério da Saúde recomenda duas doses da vacina, uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação também é de duas doses.

Em Ilha Solteira, a vacina está disponível na UBS III, na unidade de Saúde da Família do Passeio Palmares (ao lado da Guarda Municipal) e na USF do bairro Bela Vista. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30.


Febre Amarela - A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Por isso, a recomendação ao identificar os sintomas é procurar uma unidade de saúde. Cerca de 20% a 50% das pessoas desenvolvem a forma grave da doença.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Google+